Meu Soundcloud

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Arte do Djing - Fazer o Warm-Up para uma estrela



Não há melhor oportunidade para um dj intermédio do que fazer o warm - up a um dj conhecido e já com um estatuto na  dance scene. Ter o teu nome junto a um dj conceituado ou conhecido é uma mais valia.
Os promotores e outros djs param para ver o dj cabeça de cartaz.. Eles vão te ver em acção também. Se fizeres um bom trabalho tens aqui mais oportunidades para tocares mais vezes.

Porque? Porque bons dj que fazem uma boa abertura são raros. Alguns dos Djs profissionais eram grandes djs de abertura por isso se estão tornando em grandes-estrelas.

A maioria dos dj não sabem como fazer uma abertura adequada ao dj que vai entrar. E com o resultado eles perdem muitas oportunidades.

Como abrir a noite para um grande dj?

1- Compreende o teu papel
Abrir a noite para outro dj e muito diferente de tocar no horário de pico.
O objectivo aqui é convidares as pessoas para a pista e faze-los sentir confortáveis na pista antes do outro dj começar.


Já vi djs a passarem o top 10 para levar a pista ao auge o mais rápido possivel mas eles não se dão conta de muitas coisas.
Primeiro as pessoas não querem dançar logo. Elas querem conversar e beber um copo!

Segundo as pessoas não podem estar sempre a dançar porque se cansam rapidamente.
Se picares no inicio não as vais aguentar a pista até o outro dj chegar.

Terceiro: Se ja fosses um dj profissional gostarias de tocar no horário de pico.
Não queres ver as pessoas cansadas. Isto é um pesadelo tocar para as pessoas que já dançaram a noite toda como umas loucas.
Porque? porque as pessoas estão cansadas e não vão reagir a qualquer musica que meteres e a pista fica com uma energia estranha.

O teu trabalho não é fazeres dançar as pessoas como loucas. O teu papel e fazer as pessoas descontrair e beber um copo até irem dançar para a pista.



2-Baixar o ritmo
Uma musica  que está tocando em um BPM mais rápido (batimentos por minuto) terá sempre mais energia. Assim, a maneira mais fácil de aumentar a energia  é aumentar gradualmente a velocidade das suas faixas.(pitch)  Não podes fazer isso se  começares a martelar as faixas à velocidade da luz.


Tendo um rígido controle sobre o  BPM é uma das formas mais eficazes de aproveitar a energia.
Idealmente  queres a energia a subir  antes do grande DJ aparecer. Isto significa que  precisas para começar a tocar as  tuas faixas com um BPM mais lento e aumentas até o outro dj chegar.



Isso significa que eu quero chegar até aos 127 ou 128 no final do meu set. Começo devagar nos 126 BPM e toco assim a primeira meia hora. Então  gradualmente pego  no ritmo e vejo como a pista  enche.
Isso cria uma energia incrível.

Nunca começo um warm-up com faixas a 128 nem com top 10 não quero ver a pista a vazar em minutos!



3-Escolhe o seu estilo de música com cuidado
Um fator importante na abertura de um grande DJ é o estilo de música que você toca. Como eu disse, o objetivo do DJ de abertura é : primeira  ter as pessoas batendo os pés no bar e depois fase-las seguir para a pista. Então queres ver as pessoas a abanarem-se um pouco.

A melhor música para levar as pessoas a abanarem-se e mover-se para a pista é usar mais rítmo, percussão, não começes a tocar os tops com demasiados vocais e muitos synths não movem muito as pessoas.

Queres tocar músicas que façam as pessoas  balançarem a cabeça e batendo os pés. Tu é que vais construir o pico da noite para o outro dj.

4 - Observa a pista 


Quando apanhares o ritmo ou ajustares o estilo da música que estás tocando e veres como a noite avança.  Isso tudo  resume se ao que as pessoas na pista querem.

Qualquer macaco pode jogar uma música atrás da outra.
Mas so tu podes escolher a música certa,  no momento certo para combinar com a energia das pessoas

Só tu podes criar a magia. Essa é arte do djing. Nenhuma máquina jamais poderia fazer isso.  
Então,   certifica-te de levantar a cabeça e começar a ver as pessoas.





5 - Reconhecer as diferentes fases de uma noite


Quando começares a olhar mais para as pessoas rapidamente vais reconhecer que a noite tem fases distintas.
Logo de inicio verás que as pessoas estão indo para o bar beber e estão se rindo com os amigos.O objectivo aqui e veres que musicas os fazem balançar e batendo os pés. Experimenta vários tipos de musica para veres aos que eles reagem. Se reagirem a algo mais comercial continua tocar esse estilo. Se reagirem as vozes toma nota e joga com isso. 


À medida que a noite avança tenta reconhecer as fases
há uma fase que estão pessoas na pista a dançar mas outras ainda te estão a observar.
Observa a reacção das pessoas a cada musica e a cada estilo.


- Observa as pessoas que saem da pista e as que deixam o bar para ir dançar?
- Que tipo de pessoas estão dançando?
- As que estão à espera de outras para irem dançar?
- O que estão ao pé do bar fazendo?
- O que as miúdas estão fazendo?

Ao te aproximares da hora do pico observa de novo a multidão e tira uma ideia que tipo de pista vais precisar até o outro dj entrar. Uma boa ideia é soltares-te um pouco antes do grande nome, celebridade entrar.

6. Não te preocupes demasiado 



Como um novo DJ provavelmente  vais pirar quando limpares a tua primeira pista.  Às vezes, os dançarinos não estão sentindo a sua escolha da música e eles vão deixar a pista de dança.


Não entres em pânico. Esta é realmente uma grande coisa. Primeiro de tudo, os bailarinos precisam de uma pausa. Eles precisam de re-combustível algum álcool e tomar  fôlego  para que eles possam ir dançar MAIS depois.

Limpar uma pista também é uma das melhores maneiras de descobrir o que a multidão quer ouvir. Jogas uma faixa e eles colocaram as mãos para cima a gritar. Uauhhh!!! Tu sabes  o que eles gostam. Eventualmente, vais ter que descobrir o que eles não gostam.
É melhor ser experimental e descobrires o que as pessoas querem logo cedo. Saber o que o dancefloor responde negativamente irá ajudá-te a bombares melhor do horário de pico, quando há mais pessoas e, quando importa mais.


7...Brevemente 

2 comentários:

  1. Muito bom o artigo!!!

    é algo que muito pouca gente compreende, mas o warm up é importantíssimo... e na maioria das vezes define se o convidado pode brilhar ou não...

    Eu não entrava na onda das pessoas não quererem dançar logo, mas é importante por as pessoas a dançar sem queimar malhas que possam vir a ser usadas, nem estar a criar picos de energia muito grandes... deixar a pista cheia e "redondinha" para o convidado brilhar é o melhor que se pode fazer para um warm up...

    ResponderEliminar
  2. isso e uma grande vdd,eu ja fiz muitas aberturas e sublinho,muito bom mesmo...

    ResponderEliminar